quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A Aromaterapia e a Thai Herbal massage na Terra dos Elefantes

Ervas, plantas e aromas sempre fizeram parte da história medicinal do homem. Os estudiosos dizem que há 9000 a.C. o homem cozinhava o pão e cultivava oleaginosas, oliva,gergelim e linho. Provavelmente extraia azeites por pressão e aprendeu a conservá-los utilizando ervas aromáticas.
Em 1975, descobriram no Iraque um esqueleto humano de 70 mil anos, o qual chamaram de Sharidar IV. Ao lado de Sharidar, um depósito de ervas medicinais, como milenrama, que era a erva utilizada por Aquile em suas feridas.
Na Tailândia, um dos ramos da antiga medicina da terra de um milhão de elefantes é a medicina á base de ervas. As ervas são utilizadas preferencialmente frescas nos tratamentos tailandeses. Elas integram esfoliantes, cremes para a hidratação corporal e faciais e uma terapia cada vez crescente no ocidente, thai herbal massage.
Thai herbal massage é um termo inglês que traduzido poderia ser chamado massagem tailandesa de ervas. Ela utiliza um pano de algodão, no qual são dispostas ervas que depois de envolvidas no tecido formam uma compressa ou bola. A compressa de ervas é levada  um aquecedor, normalmente à vapor, e quando aquecida faz com que suas ervas exalem aromas e o líquido das mesmas. Ervas seca também podem ser utilizadas e são um meio mais prático quando existe a necessidade de armazenamento. Porém, as ervas secas necessitam de um meio de umidificação, como a utilização de óleo.
Em uma trouxa de ervas pode-se utilizar até vinte tipos diferentes de vegetais. A utilização de pó não é um método tradicional da Tailândia. As especiarias utilizadas medicinalmente sobre o corpo são as mesmas que comumente estão presentes na culinária tailandesa. As fórmulas mais básicas contêm no mínimo seis ervas e a adição de sal grosso nas compressas. Thai herbal massage trata dores musculares e articulares, a compressa quente é utilizada para realizar a massagem corporal em movimentos semelhantes à thai yoga massagem ou colocada em zonas do corpo específicas para aliviar contraturas, desconfortos, dores e estimular a circulação.
O líquido das ervas é absorvido pela pele, o aroma é inalado acalmando a mente, os músculos são aquecidos e comprimidos pelas compressas que os relaxam.

                                                                       Por Diego Carlos Marquete
                                                                                 Terapeuta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário