domingo, 5 de agosto de 2012

Entrevista para FrontDesk

Sustentabilidade: mudança de habito, modismo ou ação de marketing?
3-8-2012

Por ocasião da entrega festiva, realizada no auditório do Núcleo Universitário de Canela da Universidade de Caxias do Sul, Vicente Atz, da Pousada Don Ramon, respondeu cinco perguntas do FRONTDESK
A Pousada Solar Don Ramon de Canela, na Serra Gaucha, se utiliza de um sobrenome no mínimo curioso para sua promoção: SPA DE RELAXAMENTO.

Este fato por si só já faz com que o estabelecimento seja diferenciado, dos outros de sua categoria. Com diárias variando na faixa dos US$ 200 até 500,00, (conforme a temporada) seu público está localizado na faixa dos clientes que buscam luxo e conforto antes de olhar o preço.

No dia 2 de agosto, a Pousada Don Ramon recebeu o certificado de Empresa Sustentável, por seu enquadramento na Norma ABNT NBR 15.401, por suas ações de sustentabilidade, das quais destacamos algumas:

  1. Redução da geração de resíduos e efluentes;
  2. Embalagens retornáveis e/ou para grandes volumes;
  3. Separação do lixo para coleta seletiva e armazenamento em local adequado para tanto;
  4. Cisternas para reuso de água;
  5. 100% produtos biodegradáveis;
  6. Meta de redução de 3% ao ano de indicadores sustentáveis de consumo por hóspede.


Porque um pequeno hotel, um misto de pousada, SPA ou miniresort de luxo investe em um projeto como este, de se certificar por uma norma tão complexa? 

Uma certificação para uma norma deste porte garante a qualquer empresa uma sistematização voltada para qualidade total em todos os ambientes de atuação da empresa e em todas as esferas de relacionamento estabelecidas pela empresa. Além de o tema sustentabilidade ter em nosso planejamento estratégico tudo a ver com um Spa de Relaxamento utilizando em sua utilização produtos naturais para tratamentos e não manipulados em laboratório, o mesmo ocorrendo com todos os produtos de limpeza que são 100%  Biodegradáveis e amenities de banho.  

O Cliente do DON RAMON está preocupado com o que, quando se hospeda em uma pousada “sustentável”? 

Primeiramente esta buscando uma experiência consigo mesmo, buscando relaxamento e reenergização em um ambiente requintado e com acomodações de luxo, em isto ser em uma empresa com viés sustentável é a garantia de seriedade, busca pela excelência e minimização do impacto causado ao entorno para atende-lo.   

Em que grau de inferência, este alinhamento com a norma vai garantir ganho de competitividade?

A certificação pela norma ABNT NBR 15.401, coloca a Don Ramon em um patamar acima dos demais para este requisito de competitividade, pois a norma garante organização empresarial, sistematização de gestão de resultado, interação total com legislações pertinentes de todas as esferas, desta forma, reduzindo passivos trabalhistas e de outras espécies, ótimo relacionamento com fornecedores e entorno através de ações sociais e ambientais e principalmente a gestão é pautada no principio de melhoria continua, desta forma, garantindo satisfação de todos os seus clientes e relacionamentos empresarias e incentivo a criatividade e inovação.      

Existe algum feedback dos seus clientes para esta preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade?

Sim, as pessoas vêem todas estas ações com muita simpatia, isto aliado com a garantia de satisfação gerada, causa um impacto muito positivo junto a todos os clientes.Grande parte dos clientes se deparam com estas possibilidades de ações sustentáveis pela primeira vez, tornando sua experiência na Don Ramon um aprendizado, e as lições propostas e reflexões realizadas levadas para dentro da rotina diária dos clientes. Quando isso ocorre proporcionamos uma experiência única, com base em principio da economia da experiência, que remete a memória associativa da marca. Além disso exercemos algo importantíssimo para a sustentabilidade que é tornar-se uma célula de multiplicação desta cultura para que possamos mudar a cultura local e nacional sobre o assunto.

Custa muito (ou: é caro) ser sustentável? 

Não, se levarmos em conta o legado e o crescimento solido e continuo da empresa ao longo dos
tempos e a possibilidade de melhoria continua sempre. O que é preciso é realmente energia e tempo para desenvolver esta metodologia e transformar a cultura empresarial em todas as esferas da empresa. Os investimentos estruturais necessários, se já se trata de uma empresa com planejamento em sua previsão ao próximo período é só aportar recursos para esta finalidade, é uma questão de posicionamento mercadológico e priorização de investimentos.

 
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